Faça parte de nossa comunidade!

Coloquemos a poesia como alimento essencial para a evolução da alma dos nossos conterrâneos!!!

domingo, 6 de janeiro de 2013

Marques Rebelo - Uma novidade para nós

  Hoje o Poesiaceita publica um texto de um autor, antes desconhecido por nós: Marques Rebelo, jornalista, escritor e "eleito em 1964 à cadeira Nº 9 da Academia Brasileira de Letras, ocupando-a ativamente de 1965 à 1973"... Utilizava o pseudônimo literário Eddy Dias da Cruz. (Fonte: Wikipedia)

  Como de costume, sempre verificamos no Wikipedia os aniversariantes do dia, para saber, se assim, iremos homenagear alguém que ainda não homenageamos (e muitas vezes nem homenagearíamos, pelo fato de desconhecê-los). É o caso de hoje. Rebelo é de 1907.
  Além disso, segundo pesquisado, Rebelo teve um papel fundamental na revisão/tradução de autores como Franz Kafka, Dante Alighieri, Julio Verne, Dostoiévski, Edgar Allan Poe, entre outros. 
  Como nos interessamos muito também por novidades, achamos viável publicar para que o leitor também possa ter novos rumos de leitura, caso de hoje. Quem sabe não passamos a descobrir algum autor magnífico "brincando" de conhecê-lo?
  Logo, hoje Marques Rebelo é o escolhido do dia!  A seguir, trechos retirado do site: 
http://www.institutoolavodecarvalho.com/home/tags/tag/marques-rebelo.html

  "É impossível rememorar os acontecimentos em ordem cronológica. À solicitação de um nome, perfume ou rótulo, de um armário que estala em quarto de hotel, de uma chave que emperra, de céu chuvoso, reflexo de sol, porta entreaberta ou cheiro de bife, eles nos acodem com infinda versatilidade. Anotemos a corrente das lembranças e, quando menos esperamos, teremos formado, ponto a ponto, o manto que veste a nossa vida. Esquisito manto de retalhos! Quanta cor enganosa, quanto som desafinado, quanta forma adversa. E nos é vedado, quanta vez absurdo, compreender os fatos imediatamente – seríamos vítimas de fantasmagoria universal que nos cerca, e as nossas conveniências como deformam tudo! Como é possível compreender Madalena, Laura, Catarina, a tosca Aldina, a imagem do poeta que se crê claro e imortal, os beijos sem êxtase, o orgasmo fracassado, a esperança que teima em cruzar nossa vereda? "
Marques Rebelo -  O Trapicheiro

  O trecho citado acima é de O Trapicheiro, primeiro volume de sete previstos, mas três escritos, da série denominada O Espelho Partido. Ele é ilustrativo e também explicativo, julgamos nós, de alguns aspectos fundamentais da composição dos três volumes.


Para saber mais sobre este autor, visite o link abaixo:
http://luzesdacidade.blogspot.com.br/2005/10/marques-rebelo.html

E também,

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marques_Rebelo, que afirma sobre o autor:

  "Com o Modernismo a tentar mudar o cenário e a estética da arte brasileira, filiara-se brevemente entre os escritores que procuraram romper com as formas literárias tradicionais (representadas por Machado de AssisManuel Antônio de Almeida (a quem dedica biobibliografias), Raul Pompéia, entre outros), fazendo primeiras contribuições em poema nas revistas Verdede AntropofagiaLeite Criôlo, entre outras, travando amizade com escritores consumados, dentre os quais Manuel BandeiraAlcântara MachadoMário de Andrade e Ribeiro Couto."

Faça como nós. Conheça um novo autor, poeta, ARTISTA! 


REFERÊNCIAS DO DIA

05 de janeiro (ontem)

  Em 1984 (há 29 anos), ocorreu o Comício pelas Diretas Já, em São Paulo.

06 de janeiro

  Em 1868, em Paris, Allan Kardec publicou "A Gênese", livro espírita. Nesta mesma década, ele publicou também outros três livros: O Livro dos Médiuns (1861), O Evangelho Segundo o Espiritsmo (1864), e O Céu e o Inferno (1865). Antes destas quatro obras, Allan Kardec publicou inicialmente O Livro dos Espíritos, onde ele relata os Princípios da Doutrina Espírita, o Espiritismo.

  Com todas essas obras e outras publicações, Allan Kardec se tornou referência no que tange o Espiritismo, doutrina que ganha adeptos a cada ano em nosso país.

Nascimentos de poetas no dia 06/01

1878: Carl Sandburg - poeta e jornalista estadunidense que escreveu a biografia de Abraham Lincoln. "Foi um homem sábio, com poesias profundas e marginalistas."

1883: Gibran Khalil Gibran - poeta libanês.

FONTE: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário