Faça parte de nossa comunidade!

Coloquemos a poesia como alimento essencial para a evolução da alma dos nossos conterrâneos!!!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

REFORMA ORTOGRÁFICA

 Tivemos desde o mês de janeiro de 2009 até poucos dias atrás para nos habituarmos com as novas regras da reforma ortográfica. E será que já estamos preparados?

 Para me formar em jornalismo só falta entregar um livrorreportagem que estou escrevendo (E a poesia, afinal? é o título dele), e confesso que ainda não sei todas as mudanças da língua portuguesa, que já estão vigentes neste ano. São muitas, nada muito complicado, mas para aprender é preciso estudar – como qualquer conteúdo.

 Durante minhas aulas no curso de Jornalismo não me lembro de nenhum professor ter se dedicado para ensinar, preparar os alunos para esta reforma ortográfica. Inclusive, um dos professores que tive até assinalou como errado uma palavra que escrevi no projeto do meu TCC. A palavra era ‘livrorreportagem’.

 ’Livrorreportagem’ hoje assim se escreve porque a última letra do primeiro elemento (‘livro’) é uma vogal, e a primeira letra do segundo elemento (‘reportagem’) começa com ’r’. Se começasse com ‘s’ também aglutinaria, adicionando esta letra em destaque ('r' ou 's'). Por exemplo, a palavra ‘ultrassom’ agora é assim escrita.

 Para quem está acostumado a ler jornais, revistas ou até mesmo matérias na internet, já sabe algumas regras, mesmo que tenha aprendido involuntariamente.

Quando fui ao Museu da Língua Portuguesa recebi um pequeno livro intitulado Guia da Reforma Ortográfica. Procurando na internet o encontrei para divulgar este para vocês. O link é http://fmu.br/guia/home.asp . Basta preencher um pequeno formulário e baixar. Assim que o arquivo abrir, salve em seu computador, para assim ter de maneira bem simples as novas reformas ortográficas.

Quem reclama de ter que se habituar à nova ortografia não entende que esta mudança deve-se a integração da ortografia entre o Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

 É essencial que todos se conscientizem da importância que é ter conhecimento sobre esta nova Reforma Ortográfica, pois os vestibulares, concursos públicos, entre outros, exigirão a noção destes novos conceitos.

FICA A DICA. Boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário